Bem-vindo ao V CEDUCE!

O V Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão terá como tema central Didática: vozes da escola.  Pretende-se contribuir para a reflexão sobre o espaço escolar como local privilegiado para a problematização das práticas e da ação docente, por meio da superação da fragmentação entre a atividade de ensino e aprendizagem, favorecendo a indissosiabilidade entre a formação técnica e política do professor. Pretende-se, assim, contribuir para a formação de professores que atuem intencionalmente como mediadores dos processos de ensinar e aprender, e trabalhem a favor da construção de sociedades mais democráticas e de uma escola pública, inclusiva e emancipatória numa concepção de educação intercultural, em que todos e todas tenham acesso efetivo aos conhecimentos historicamente produzidos pela humanidade.

Descrição Resumida
Entender a relação entre educação, cidadania e exclusão é de fundamental importância para a promoção de políticas públicas para o campo educacional, desencadeando a necessidade de discussão do tema por diversas áreas do conhecimento que tangenciam este campo. Diante disso a realização de um evento que reúna renomados estudantes e profissionais que se interessam e pesquisam aspectos dessa temática, torna possível a discussão, o intercâmbio e a difusão de conhecimento. Nesse cenário, o V Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão (CEDUCE) visa desenvolver atividade acadêmico-científica que busca oportunizar a pluralidade de saberes-fazeres entre os diferentes sujeitos das práxis educativas fomentando, para isso, a participação de pesquisadores internacionais e de várias regiões do Brasil.
A realização do evento busca fortalecer a discussão sobre os avanços das pesquisas na área e das políticas públicas de educação por meio do diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento. Considerando o sucesso das últimas edições estimamos um público de aproximadamente 1500 pessoas sendo inviável financiar um evento desse porte apenas com recursos de inscrições, logo o apoio de agencias de fomento é fundamental para o sucesso das atividades científicas programadas. O evento pretende, por meio do debate acadêmico, promover espaços de trocas entre pesquisadores, docentes, discentes e profissionais da área de educação e afins, estimulando à produção acadêmica e o intercâmbio institucional. Busca, ainda, fomentar espaços de resistência que fortalecem a ação democrática, plural, coletiva, potencializando participação popular e a cidadania crítica.
Esses espaços serão possíveis através do diálogo entre os participantes, privilegiando as vozes da escola, sujeitos que atuam no cotidiano das escolas básicas, de forma que a participação, a interação e o diálogo entre os participantes, professores da universidade, da escola básica, alunos e alunas reflitam os saberes construídos nas práticas.
Objetivos
O V Colóquio Educação, Cidadania e Exclusão visa promover um espaço de caráter reflexivo com o suporte de estudos e pesquisas desenvolvidos no Brasil e no exterior que possibilite produções voltadas para a melhoria da qualidade da educação básica e superior.
O evento oportuniza discussões que valorizam as práticas de profissionais da Educação aproximando, cada vez mais, a universidade da escola de educação básica para a produção de conhecimentos e demandas formativas. Envolve diferentes áreas do conhecimento, sendo organizado em atividades que fomentam o debate sobre as temáticas envolvidas.
A programação é apresentada de modo a possibilitar uma ampla participação nas atividades (conferências, palestras, minicursos, sessões de comunicação oral e pôster, atividades culturais) bem como os profissionais convidados contemplam a temática do evento e a atualidade do campo educacional. Destaca-se que a temática representa o expressivo interesse para discussões relevantes que extrapolem as dicotomias entre a teoria e a prática e que estejam voltadas para os novos direcionamentos na atualidade. O evento propiciará interação entre diferentes cursos de graduação e pós-graduação, grupos de pesquisa, entidades do campo educacional e afins, nacionais e internacionais, favorecendo a ampliação das redes de conhecimento entre os campos de estudo de forma multi e interdisciplinar.
Publico Alvo
Pesquisadores especialistas;
Professores e professoras;
Estudantes de Graduação e Pós-Graduação;
Profissionais de áreas do conhecimento para os quais os temas são relevantes.
Confira as datas das atividades do CEDUCE: limite de inscrição, envio de trabalho, divulgação de resultado, entre outros. Não perca os prazos!

Período para inscrição no evento está encerrado!
Entrar
(Sou cadastrado)

Já sou cadastrado / Área do Participante

Na área do participante você poderá:
- Efetuar pagamento em cartão ou boleto.
- Submeter e acompanhar resultado de trabalhos e propostas.
- Acessar e ou atualizar dados da inscrição entre outras opções.

Inscreva-se
(Não sou cadastrado)
(Esqueci minha senha)
Trabalhos

Confira os prazos

Submissão de trabalhos: Prorrogado até 03 de Junho de 2018
Limite para envio de correção (trabalho avaliados como necessita de correção): 11 de junho de 2018
Resultado Final: 18 de junho de 2018
Inscrições

Prazos de Inscrições

As inscrições poderão ser realizadas até o dia 11 de junho de 2018, às 23h e 59min (horário de Brasília). Alertamos para os prazos de chamada promocionais.
Evento

Realização do Evento

O evento acontecerá na Universidade Federal Fluminense (UFF) - Niterói
Prazos de

Pagamentos

1ª chamada: 09/03/2018 estendido para 09/04/2018
2ª chamada: 02/05/2018
3ª chamada: 11/06/2018

V COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO, CIDADANIA E EXCLUSÃO

Saberes da didática e as vozes da escola