Grupos de Trabalho

Grupo de Trabalhos 01 - Linguagem, Alfabetização e Letramento

Ementa: O GT propõe uma reflexão sobre a utilização de múltiplas linguagens no contexto educativo. Pretende estudar e compreender o conceito de letramento e alfabetização no campo da Linguística e da Educação, assim como pensar os sujeitos do conhecimento ligados à realidade escolar, além de analisar e descrever as condições de inclusão desses sujeitos em contextos escolares marcados pela diversidade. Aliando-se ao debate sobre avaliação e didática em uma perspectiva da linguagem, da alfabetização e do letramento no contexto da escola.

Grupo de Trabalhos 02 - Ensino Superior

Ementa: O ensino superior no Brasil é oferecido por universidades, centros universitários, faculdades, institutos superiores e centros de educação tecnológica, nestes contextos, este GT propõe uma reflexão sobre a situação atual do Ensino Superior no país, com especial atenção para a os cursos de Pedagogia e Licenciatura nas modalidades presenciais e a distância. Objetiva ainda articular uma debate sobre teorias, projetos e práticas de avaliação e didática no Ensino Superior no Brasil e no exterior.

Grupo de Trabalhos 03 - Didática e Ensino Médio

Ementa: A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional explicita que o ensino médio é a etapa final da educação básica. A característica de terminalidade significa assegurar a todos os cidadãos a oportunidade de consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, aprimorar o educando como pessoa humana, possibilitar o prosseguimento de estudos e garantir a preparação básica para o trabalho e a para a cidadania. Este GT objetiva articular teorias, práticas e programas de avaliação e didática para o Ensino Médio no Brasil e no Exterior além de debater formas de garantia de acesso e permanecia de todos brasileiros a esta etapa de Ensino.

Grupo de Trabalhos 04 - Ensino Fundamental: práticas e teorias na escola

Ementa: Este GT tem como objetivo pensar teorias, programas e práticas em didática e avaliação para o Ensino Fundamental. Pretende articular pesquisas com Ensino Fundamental, suas culturas e conhecimentos. Aspira, ainda, estudar questões sobre o fracasso escolar em suas diferentes matizes na escola e na sociedade.

Grupo de Trabalhos 05 - Didática, Educação e Infância

Ementa: Este GT tem como foco a relação entre educação e infância e, ainda, pretende agregar pesquisadores e estudiosos de diferentes campos do conhecimento que estudam as temáticas relacionadas à infância. Pretende pensar e estudar pesquisas acadêmicas aglutinadas em torno de estudos qualitativos e quantitativos que permitam reconhecer crianças em suas especificidades históricas, sociais e culturais, conferindo-as o papel social de protagonistas de modo a inclua suas vozes como parte fundamental das didáticas e avaliações praticadas na escola.

Grupo de Trabalhos 06 - Tecnologias e Educação

Ementa: Este GT propõe-se debater o tema tecnologias e Educação no contexto da escolas. Tem como objetivo estudar o conceito de tecnologia digital e suas implicações para as práticas escolares. Considerando o papel das tecnologias culturais e dos artefatos tecnológicos nas práticas sociais, este GT tem a intenção de aglutinar diferentes pesquisas, e práticas didáticas e avaliativas que envolvem o uso de tecnologias com a intenção de diminuir as diferenças e desigualdades sociais no Brasil e no Exterior.

Grupo de Trabalhos 07 - Gênero, sexualidade e educação

Ementa: O GT busca compreender a complexidade dos processos educacionais que os estudos com interface entre Educação e as relações de gênero e sexualidade. Explora ainda os conceitos de ordenação de gênero; avaliação e gênero; sexismo; teorias queer; diversidade sexual; machismo; feminismo, entre outros.

Grupo de Trabalhos 08 - Relações étnico-raciais e cotidiano escolar

Ementa: O GT tem como objetivo apresentar os estudos sobre as políticas de ações afirmativas; Formação de professores e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana; Inclusão social e cidadania no sistema educacional; Valorização dos processos históricos, processos identitários e de respeito desde as formas individuais às coletivas e da Educação em Direitos Humanos na erradicação do racismo.

Grupo de Trabalhos 09 - Instituições, processos educativos e políticas públicas

Ementa: O presente GT tem como objetivo relacionar pesquisas e estudos que envolvem a recente literatura especializada sobre didática e avaliação no contexto das instituições, processos educativos e politicas públicas. Dedica-se também à pesquisa das condições históricas, sociais, ideológicas, econômicas e culturais de instituição no Brasil e no Exterior que informem sobre possibilidades de melhoria das Escolas.

Grupo de Trabalhos 10 - Educação especial e inclusão

Ementa: Tem como objetivo discutir as políticas educacionais de acessibilidade. A formação de professores para o atendimento educacional especializado para atender ao público da educação especial - deficiências, transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação.

V COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO, CIDADANIA E EXCLUSÃO

Saberes da didática e as vozes da escola